Arraia gigante é encontrada morta por moradores em praia de Búzios, no RJ


Segundo ambientalista, o animal é da espécia Jamanta, que mede até sete metros e pode chegar a pesar 1.800 kg. Arraia tinha ferimentos; ela pertence à espécia Jamanta
Daniel Carvalho/Folha de Búzios
Uma arraia gigante foi encontrada por moradores morta na tarde desta terça-feira (31) na Ponta do Pai Vitório, que fica no bairro Rasa, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos.
Arraia gigante foi encontrada em Búzios, no RJ
Daniel Carvalho/Folha de Búzios
Segundo o ambientalista Eduardo Pimenta, o animal é da espécie Jamanta, que mede até sete metros e pode chegar a pesar 1.800 kg.
“Ela é bem grande, bem exótica. Mas aparece com relativa frequência aqui na região. Assim como o tubarão, a arraia tem uma carne que é muito apreciável. Mas, por algum motivo, essa espécie não é comercial. Só que, acidentalmente, acaba caindo em redes e colidem com embarcações também”, disse.
Arraia gigante foi encontrada morta perto de pedras em Búzios, no RJ
Daniel Carvalho/Folha de Búzios
O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber se a Secretaria Municipal de Ambiente acompanha o caso, mas ainda não obteve retorno.
A Arraia-jamanta
Um dos maiores peixes, a arraia-jamanta diferencia-se dos outros membros da família pela boca terminal, direcionada para frente, e a mandíbula superior sem dentes.
Apresenta as nadadeiras cefálicas em forma de chifres, por isso os nomes populares de peixe-diabo e morcego-do-mar. A coloração é variada. Existem raias totalmente negras com manchas brancas na parte inferior, e também raias verde-escuras ou marrons na parte superior, ambas com variações brancas na porção inferior.
As manchas na parte inferior servem para identificação, como se fossem impressões digitais. Normalmente permanece na coluna d’água e alimenta-se de organismos planctônicos.
Animal dócil, de reprodução tardia. Normalmente nada bem vagarosamente e, muitas vezes, com suas nadadeiras expostas, o que lembra as de um tubarão. Apesar disso, é extremamente mansa e permite que o mergulhador se aproxime.
Na verdade, o que assusta mesmo é o tamanho. A arraia-jamanta vive no máximo 20 anos. Por ficar presa às redes dos pescadores, no Estado de São Paulo ela foi incluída na lista de animais ameaçados. No mundo existem cerca de 500 tipos de arraia. Só no Brasil são 46.
Outros animais mortos em Búzios
Há uma semana, tartarugas foram encontradas enforcadas e presas em única corda também no balneário. O caso gerou revolta entre os moradores.
Morte de tartarugas é discutida pela população em Búzios, no RJ
Posted in G1