Decoração dos Quartos

Decoração dos Quartos Merece Sempre Atenção

A decoração dos quartos é sempre um ponto que merece uma atenção especial, pois se na sala e outras peças da casa passamos os nossos momentos de lazer e interação com a família, é no quarto que passamos algumas das melhores horas do nosso dia.

Além disso, para repormos nossas energia e enfrentar a rotina do nosso cotidiano é essencial uma boa noite de sono, e o ambiente onde dormimos afeta diretamente a qualidade de nosso sono.

Dessa forma, podemos perceber o quanto a decoração de nosso quarto é importante, seja para nos inspirar e deixar o ambiente mais acolhedor ou mesmo para nos proporcionar um melhor descanso.

Na decoração de um ambiente, os tapetes e as cortinas podem ser considerados como a roupa daquele espaço, eles têm o objetivo de vestir o ambiente.

É simples fazer a experiência e comprovar essa teoria: retire os tapetes e as cortinas de um quarto e você tem a impressão literal de que ele está pelado. As cortinas protegem o ambiente da incidência de luz e também de pequenas correntes de ar, enquanto os tapetes cobrem o chão, dando uma sensação de aconchego.

Por isso, o uso de tapetes no quarto é sempre indicado, deixando o ambiente acolhedor e agradável, inclusive para quem gosta de caminhar de pés descalços. Existem muitos estilos e materiais diferentes de tapetes, projetados para diversos ambientes, e também tamanhos diferentes, sejam redondos, ovais, quadrados, retangulares, trilhos, etc. Existem os tapetes de cerdas longas, outros de cerdas batidas, tapetes de materiais muito elegantes e poderosos como os famosos tapetes persas e também lindíssimos tapetes artesanais.

Os tapetes na decoração de quartos de crianças são um capítulo a parte, pois estes são produzidos especialmente para compor o ambiente alegre que deve ser os seus quartos. Desde as cores até os materiais são especialmente projetados para a criançada, coloridos ou com motivos especiais como personagens de desenhos, animais, cenas de histórias infantis, ou apenas temas infantis como fadas, flores, carrinhos e animaizinhos. Os tapetes para os quartos de crianças além de compor a decoração e dar aconchego ao ambiente também são um dos espaços preferidos dos baixinhos para as suas brincadeiras dentro de casa, onde espalham todos os seus brinquedos e passam muitas horas sentados brincando… sonho de todo pai e mãe.

Quanto ao material dos tapetes para quartos, deve-se ter um cuidado especial, especialmente quando se tratar de quartos de crianças, pois os tapetes são um dos locais preferidos dos ácaros, responsáveis por desencadear processos alérgicos respiratórios, especialmente em quem já tem essa tendência. Assim o ideal são tapetes antialérgicos, desenvolvidos especialmente para evitar esse tipo de reação e que podem ser usados não só nos quartos dos pequenos mas em todos os ambientes da casa.