Os Cuidados com Animais de Estimação nas Decorações

Aprenda Agora os Cuidados com Animais de Estimação nas Decorações

Qualquer que seja seu animal de estimação, é possível achar soluções para que ele conviva de forma harmônica em casa, sem causar grandes estragos.  Existem alguns elementos que mantêm esta harmonia como persianas, sofá de lona com capa de brim e tapete de sisal… se você tiver gatos, eles vão se divertir sem estragar nada.Qualquer tecido que possa ser perfurado pelas unhas dos bichanos terá mais facilidade em esgarçar, então é melhor evitar.Nas cadeiras da mesa de jantar, poltronas e sofá, uma capa de brim, sarja, ou qualquer outro tecido grosso podem proteger o estofado, mas é preciso ficar alerta.Veja abaixo TODAS as dicas para que você e seu bicho de estimação (seja ele qual for) se sintam em casa.

Móveis e Gatos Combinam?

Gatos costumam arranhar os móveis para brincar, afiar as garras e se comunicar. Em vez de eliminar esse hábito, disponibilize locais, como arranhadores, em que ele possa exibir seu comportamento sem fazer estragos. Vale tornar a área que ele unha desagradável com fitas adesivas dupla face. Outro truque é espirrar água na cara do bichano na hora da ação. Se nada disso adiantar, coloque ao redor do sofá um fio de náilon amarrado a um objeto barulhento, como uma tampa de panela. Ele levará um pequeno susto sempre que atacar a peça e desistirá com o tempo. Para garantir a eficácia do processo, ofereça um arranhador e agrade-o quando estiver agindo certo. Há quem diga que o dono pode até arranhar um pouco para que o gato aprenda por observação.

Como ficam as Cortinas?

Quando querem chamar a atenção, os cães podem urinar na cortina. Nesse caso, recomendo cortinas feitas de poliéster, mais fáceis de limpar. Com os gatos o drama é outro: eles adoram escalar as cortinas e podem estragar o tecido. Neste caso, opte pela persiana mais resistente.

Mas e os Tapetes?

É bom manter sempre os gatos longe dos tecidos pois eles têm o hábito de arranhar e  desfiar as tramas. Outra coisa: a urina dos bichos, muito ácida, mancha mesmo. Para evitar o problema, uma das opções é o tapete de PET e polipropileno ( se você não encontra-lo em seu estado, na internet há varias lojas especializadas onde você pode pesquisar o produto.Ele é muito resistente e fácil de limpar. Outra sugestão são os tapetes de sisal. O bichano pode unhá-lo à vontade sem estragar. Mas lembre-se: os tapetes de sisal são mais difíceis de limpar.

O maior Problema sempre foi o Sofá

Selecione tecidos de tramas bem fechadas, como brins, sarjas e couros sintéticos. Eles aguentam melhor as unhadas e exigem apenas um pano umedecido na limpeza. Materiais mais lisos como couro, couro vegetal e os tecidos impermeáveis  também são bons porque são práticos e resistentes à escovação, feita para retirar os pelos. Sedas devem ser evitadas por serem muito delicadas. Na hora de lavar, se o tecido não tiver acabamento nas extremidades, é possível impedir que os tecidos desfiem ou rasguem com as unhadas e a lavagem frequente costurando as pontas em uma máquina de costura convencional.

Compensa também investir na aplicação de impermeabilizantes nos tecidos para garantir a longevidade dos materiais.

Será que as plantas se tornam um Risco ?

Quem convive com gatos deve ficar atento porque algumas plantas, como ervilha de cheiro, bico-de-papagaio, azaleia e comigo-ninguém-pode, são verdadeiros venenos. Se o animal as ingerir, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária, pois essas espécies podem até matar o animal então deixe seu gato longe delas e não cultive essas plantas em sua casa para evitar danos a saúde do seu bichano.