Semana do Estudante vai destacar alimentação saudável nas escolas de Santarém


Frutas advindas da agricultura familiar vão compor o cardápio da merenda escolar da rede pública. Distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar estimula o desenvolvimento sustentável e econômico das comunidades, conforme a DAE
Ascom/Semed
O mês de agosto já começa com novidade para os estudantes de Santarém, no oeste do Pará. Quarta-feira (01) inicia a Semana do Estudante com o tema: “Alimentação saudável e saúde nas escolas”, que segue até o dia 10 de agosto, nas redes educacionais do município e do estado.
A Divisão de Atendimento ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está organizando a distribuição de alimentos saudáveis para os alunos que vão retornar das férias.
Nos primeiros dias de agosto, a merenda escolar será a base de produtos oriundos da agricultura familiar como tangerina, melancia, abacaxi, melão, além de itens como farinha de tapioca.
Segundo a coordenadora do DAE, Vanderlina Gonçalves, a distribuição das frutas fornecidas da safra 2018 vai proporcionar uma alimentação diferenciada e com qualidade. “Assim, será feita uma mesclagem de produtos industrializados com os produzidos no campo, provenientes de diversas áreas produtoras do município”, afirmou.
A resolução número 26 preconiza que 30% dos produtos da agricultura familiar devem ser destinados para a merenda escolar
Ascom/Semed
Vanderlina explicou que a resolução número 26 preconiza que 30% dos produtos da agricultura familiar devem ser destinados para a merenda escolar. A entrega dos produtos industrializados iniciou na segunda-feira (30) e segue até a sexta-feira (03). Os produtos da agricultura familiar vão ser entregues do dia 06 a 10 de agosto nas escolas da cidade e do interior.
A nutricionista da Semed, Simone Cardoso, ressaltou que a merenda do próximo semestre vai ser implementada a base de produtos regionais, com vitaminas e minerais, que são recomendados para uma boa alimentação dos alunos. “Essa alimentação dá um suporte adequado aos alunos das várias faixas etárias”.
No segundo semestre, serão introduzidas novas preparações, aplicado o teste de aceitabilidade ao longo do ano e feitas as adaptações conforme as necessidades.
A Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Santarém reúne produtores de Santarém Mojuí dos Campos e de Belterra, com um total de 137 produtores, incluindo 56 quilombolas, que trabalham com hortifrúti em geral, a exemplo da melancia, jerimum, abacaxi, tangerina, laranja, mamão, banana, macaxeira, verdura e os derivados da farinha de mandioca.
Posted in G1