Terça-feira, 31 de julho


Boa noite! Aqui estão as principais notícias para você terminar o dia bem-informado. A PGR defende a prisão de Lula. Raquel Dodge pediu que o STF rejeite recurso apresentado pela defesa do ex-presidente contra a condenação na Lava Jato. Em outra decisão, a procuradora-geral também põe em dúvida a liberdade de José Dirceu. Condenado a mais de 30 anos de prisão, o ex-ministro foi solto pela 2ª Turma do STF. O desemprego cai no Brasil, mas ainda atinge 13 milhões. O governo eleva o limite para o uso do FGTS para a compra da casa própria. Onda de violência no Ceará: mais 5 suspeitos foram presos após novos ataques em Fortaleza. E as informações sobre a queda de um avião no México. O que é notícia no G1:
Queda de avião no México
Avião da Embraer cai no México cinco minutos após decolar
Um avião da companhia Aeroméxico com capacidade para 100 passageiros sofreu um acidente 5 minutos após decolar do aeroporto de Durango, no México, no fim da tarde. Até o momento, não há informação de mortos ou de quantas pessoas ficaram feridas. A aeronave é do modelo Embraer 190. ACOMPANHE AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES
Ex-presidente preso
Lula quando foi preso em 7 de abril
Ricardo Moraes/Reuters
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou contra o recurso que pede no STF a suspensão da pena de prisão de Lula. A defesa do ex-presidente recorreu contra decisão do ministro Edson Fachin que rejeitou suspender a condenação de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Lula se diz inocente. Na visão de Dodge, não há argumentos convincentes de que a pena possa ser reduzida ou de que Lula possa ser absolvido.
Ex-ministro solto
O ex-ministro José Dirceu, em junho, em frente ao fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Raquel Dodge também se manifestou contra a liberdade do ex-ministro José Dirceu, condenado a mais de 30 anos de prisão na Lava Jato. Dirceu foi solto pela 2ª Turma do STF, mas na opinião da PGR, a decisão apresenta vícios com relação às regras processuais.
Procuradoria pede arquivamento de inquérito sobre Padilha
Justiça proíbe uso de algemas em Luiz Estevão e cita ‘perigo à vida’
Morre Hélio Bicudo
Hélio Bicudo posa para foto em sua casa, em São Paulo, em janeiro de 2016
Rovena Rosa/Agência Brasil
É velado em São Paulo o corpo de jurista Hélio Bicudo, morto aos 96 anos nesta terça-feira. Ativista dos Direitos Humanos, Bicudo era ex-integrante do PT e foi um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff.
Trajetória: luta pelos direitos humanos e pedido de impeachment de Dilma
REPERCUSSÃO: Bicudo defendeu valores democráticos, diz Temer
Eleições 2018
Álvaro Dias
Reprodução/GloboNews
O pré-candidato do Podemos à Presidência da República, Álvaro Dias, foi o primeiro entrevistado da série de entrevistas da GloboNews com postulantes ao Palácio do Planalto. O senador afirmou que, se for eleito, reduzirá para 15 o número de ministérios e vai privatizar o ‘entorno’ da Petrobras. A série de entrevistas ainda terá nesta semana Marina Silva (hoje), Ciro Gomes (quarta-feira), Jair Bolsonaro (quinta-feira) e Geraldo Alckmin (sexta-feira).
Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista do pré-candidato do Podemos
Prazo para oficializar candidaturas vai até domingo; veja nomes
Vacinação
Crianças recebem vacina contra poliomelite e sarampo, em Palmas
Divulgação/Antônio Gonçalves
A partir do dia 6 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo mesmo se já tomaram a dose anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias). O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (31) uma campanha nacional de vacinação. São três os objetivos da campanha: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018
Veja o que é #FATO e o que é #FAKE sobre vacinação
Casa própria
Sistema de Habitação e FGTS poderão financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, decide Conselho Monetário
Reprodução
Imóveis de até R$ 1,5 milhão poderão ser comprados com o FGTS. O governo elevou o limite de financiamento para estimular o crédito habitacional. A medida começa a valer a partir de janeiro de 2019.
Desemprego
VALE Selo desemprego
Editoria de Arte/G1
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,4% no trimestre encerrado em junho, na terceira queda mensal consecutiva, mas ainda atinge 13 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. O número de pessoas que não trabalham nem buscam emprego é o maior desde 2012.
Nº de empregadores sem CNPJ cresce 10,5% em 1 ano
Onda de violência
Ônibus e prédios são atacados em Fortaleza e na Região Metropolitana pelo 5º dia seguido
Mais 5 suspeitos foram presos no 5º dia de ataques em Fortaleza, no Ceará. Dezesseis ônibus e 5 delegacias foram incendiados. De acordo com o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, os atos são uma reação de criminosos após a morte de três suspeitos de integrarem uma facção criminosa.
Na mira do Facebook
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em imagem de maio de 2018
Charles Platiau/File Photo/Reuters
Mais de 30 contas e perfis falsos foram deletados do Facebook e do Instagram por tentar influenciar as eleições parlamentares de novembro nos EUA. Segundo o jornal “New York Times”, oficiais do governo americano foram informados pela empresa de que é possível que a Rússia esteja envolvida com o novo caso.
Postagens são apagadas por discurso de ódio na Alemanha
Marte mais perto
Desde o eclipse lunar na sexta, Marte tem sido um fenômeno à parte, com sua proximidade em relação à Terra. Hoje, o planeta atingiu o ponto mais próximo da Terra em 15 anos. Desde 2003, Marte não estava tão próximo dos “terráqueos”. A olho nu, contudo, não ficou muito diferente do que foi visto no fim da semana passada.
Tecnologia atual ainda não permite viver em Marte, diz estudo
Marte em imagem feita pelo telescópio espacial Hubble em 18 de julho de 2018
NASA, ESA, and STScI
Curtas e rápidas…
Passageiros observam trens que colidiram nesta terça-feira (31) na estrada que dá acesso a Machu Picchu, no Peru
Andina News Agency via AP
Batida de trens deixa feridos em estrada que leva a Machu Picchu
Coreia do Norte está construindo mísseis, diz inteligência dos EUA
Carro da PM atropela e mata 3 em ponto de ônibus de Curitiba
Rebelião em presídio no Pará termina com 2 detentos mortos
Prefeitura é alvo de coquetel molotov no interior de Roraima
SP tem chuva, mas principal reservatório continua a baixar
Posted in G1